Projeto Ubuntu

O que significa?

O que significa: A palavra Ubuntu possui diversos significados, mas dois deles são os mais citados nos mecanismos de pesquisa, são eles: “Humanidade para os outros” ou “Sou o que sou pelo que nós somos”. É uma palavra paroxítona, que se pronuncia uBUNtu (de forma figurada seria algo assim: ubúntu). Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que “uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas”.

Ubuntu é uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta.

Leia abaixo a citação de uma parte da fala do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em uma entrevista:  

Nelson Mandela sobre a palavra Ubuntu”O UBUNTU não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável.” (Nelson Mandela)

Para ler o significado na íntegra, clique aqui.

Qual impacto aconteceria na vida das pessoas se a sua empresa deixasse de existir amanhã?