Nos últimos dias 19 e 20 de março tive o prazer de participar da primeira conferência latino-americana do Movimento Capitalismo Consciente (https://www.ccbrasil.cc/ ). Fui ao evento com a expectativa de conhecer grandes referências empresariais do país, como Rony Meisler, Tallis Gomes e Luiza Helena Trajano. A expectativa foi cumprida e esse pessoal brilhou com palestras inspiradoras, cheias de verdade, motivação e propósito. Porém, nesse texto, vou me concentrar em uma pessoa que estava fora do mainstream. A palestrante que mais me surpreendeu foi Maria Antonia Marturet – https://www.linkedin.com/in/mamarturet/
Maria Antonia é uma jovem venezuelana que se destaca pelo seu empreendedorismo social. Ela participou do painel Jovens Empreendedores e contou um pouco sobre a sua criação, um projeto de alimentação chamado Alimenta Una Sonrisa ( http://alimentaunasonrisa.org/en ). A Venezuela vive a pior crise econômica de sua história e as informações que chegam até nós são naturalmente as piores possíveis. É impossível vislumbrar um horizonte em que a situação seja resolvida em um espaço curto de tempo. Maria Antonia abriu sua fala fazendo um resumo do lastro histórico que trouxe o seu país até a situação atual. Anos de autoritarismo e de um capitalismo inconsciente levaram a Venezuela até anos de socialismo, que resultaram na atual crise econômica, política e de identidade. Maria Antonia é jovem, talentosa e muito capaz, poderia facilmente optar por construir seu caminho longe dali. Ela escolheu empreender inspirada por um movimento que busca o equilíbrio entre as duas pontas que levaram a Venezuela ao colapso. O Capitalismo Consciente está ajudando a criar uma nova realidade para as pessoas afetadas pelo projeto Alimenta Uma Sonrisa. O programa de alimentação é baseado em doações de qualquer valor, mas é estruturado a partir da sugestão da contribuição de 80 dólares, quantia suficiente para alimentar estudantes, colaboradores e professores do Instituto Mano Amiga com café da manhã e um snack por todo o ano escolar 2018-2019.
Maria Antonia usou seu amor por futebol para explicar o que é o Capitalismo Consciente para ela. Visão de jogo. Um grande time de futebol se alicerça a partir de uma visão holística das suas lideranças. A construção de qualquer grande jogada começa pela capacidade que os jogadores têm de olhar o todo e entender que o gol se elabora no conjunto, tendo a consciência de que todas as partes serão afetadas. Trazendo para a realidade da Venezuela, a partir da construção do Capitalismo Consciente presente no Alimenta Uma Sonrisa, os professores e colaboradores trabalham com mais motivação e determinação, fazendo com que os alunos tenham uma experiência de aprendizagem de maior qualidade. Os alunos, alimentados, ficam mais atentos e mais propensos a executar suas tarefas. O país ganha jovens capazes de mudar a realidade atual e as famílias podem vislumbrar um futuro menos cinza e com mais esperança. A mensagem do Capitalismo Consciente é refletida na atitude por traz desse empreendimento. O objetivo não é transformar o planeta de forma solitária, assim como não se ganha uma partida de futebol sem o conjunto. A meta é fazer de pequenas revoluções, grandes motores de mudança.
Assim, de forma simples, com um sorriso no rosto e metáforas riquíssimas, Maria Antonia está ajudando a transformar o mundo em que ela está inserida e com isso afetou de forma irreversível o meu e vários outros mundos presentes no evento. O Capitalismo Consciente agradece.
Texto originalmente postado no LinkedIn.
Foto: CCLAC 2019