Formas de criar uma empresa consciente: Nesse texto vamos discutir juntos 3 formas para se diferenciar com uma alta concorrência com uma empresa consciente. Há algum tempo estamos conversando com os nossos clientes a seguinte afirmação: com a democratização do acesso a informação está mais fácil fazer qualquer coisa, logo fica mais complexo diferenciar empresas, ofertas, produtos e pessoas.
Antes de apresentar as 3 formas de criar uma empresa consciente, vamos entender alguns números. No início de janeiro, aconteceu em Nova York a Retail’s Big Show, um dos principais eventos de varejo do mundo, realizado pela NRF, Federação Nacional de Varejo dos EUA. Além de apresentar tendências tecnológicas, evolução conceitual e discussões filosóficas, a NRF, juntamente com a IBM, apresentou uma pesquisa que indica que:
Os consumidores não levam mais em consideração, preço e conveniência, como fatores de diferenciação para bens de consumo. Esses consumidores já enxergam esses tópicos como obrigação e a partir disso estão dispostos a pagar até 35% a mais por produtos que tenham propósito e sustentabilidade. Transparência, procedência e valores compatíveis são outras exigências dos respondentes.
Dentro desse contexto, chegamos a 3 formas de criar uma empresa mais consciente para se diferenciar da concorrência. A lógica também auxilia na criação de produtos, ofertas e projetos de carreira. Depois de encontrar essa sequência de dicas, nos propusemos a ouvir o mercado.
Fazendo uma pesquisa qualitativa e superficial com os nossos clientes e alguns contatos, percebemos que grande parte deles ainda considera preço e qualidade como diferencial. Nosso dever de casa, desde sempre, é mostrar para as empresas do Sul de Minas que a consciência pode ser a resposta. Consciência em dois sentidos:
1 – Qual o impacto que você gera para as pessoas que estão a sua volta?
2 – Onde você está e onde quer chegar?
Depois dessa reflexão, aqui estão as 3 formas de criar uma empresa consciente:
Propósito:
O que só o seu negócio têm e que todas as outras empresas queriam ter? O ponto de partida da diferenciação está na sua identidade.
Sustentabilidade:
Aqui estou falando de meio ambiente também. Além disso, as pessoas estão em busca de relações saudáveis com as marcas. Estamos em busca de experiências sem atrito.
Confiança:
Marcelo Lombardo em uma entrevista para o Thiago Reis, apresentou uma equação para criar confiança: Confiança = proximidade + frequência + duração + intensidade.
Na Merin Erin, nós acreditamos que não existe resposta certa e nem verdade absoluta. No mundo atual é preciso questionamento, dúvida e muita experimentação. Essas 3 formas de criar uma empresa consciente formam um puxador de assunto para que jutos possamos chegar em uma fórmula mais completa, plural e contemporânea.